• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

11/11/2016

Exposição celebra os 125 anos do MP-PR

Como parte das comemorações alusivas aos 125 anos do Ministério Público do Paraná, foi aberta, nesta quinta-feira, 10 de novembro, no hall do edifício-sede da instituição em Curitiba, exposição de cunho histórico, reproduzindo o primeiro mobiliário padronizado das promotorias de Justiça do Paraná, que remonta à década de 1960. Organizada por este Centro de Preservação da Memória (CPM), a mostra foi aberta pelo procurador-geral de Justiça Ivonei Sfoggia e pelo presidente do Conselho Curador do CPM, Sérgio Renato Sinhori, com a presença de membros e servidores do MP-PR.

O primeiro mobiliário padronizado da instituição integrou a estrutura física das Promotorias de Justiça das diversas regiões do Estado, sendo utilizado por mais de duas décadas no Ministério Público do Paraná. O responsável pela padronização foi o então procurador-geral de Justiça Alcides Munhoz Netto (mandato de 1964 a 1966), falecido em 1983, cuja saudosa memória também foi homenageada durante a solenidade.

O procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, agradeceu à equipe responsável pela recuperação da memória da instituição e relembrou sua convivência com o ex-procurador-geral de Justiça, Alcides Munhoz Netto, de quem recebeu forte influência acadêmica. “Este é um momento especial para mim, por ver a história da instituição sendo valorizada e preservada. O Ministério Público se fortaleceu e se solidificou graças à participação diária dos que aqui atuam e de todos os que já passaram pelo MP-PR, dentre eles o saudoso procurador-geral de Justiça Alcides Munhoz Netto.”

O presidente do Centro de Preservação da Memória do MP-PR, Sérgio Renato Sinhori, falou sobre a pesquisa realizada na seleção das peças que compõem a exposição. Destacou, por sua importância histórica, dentre os itens apresentados na mostra, a réplica do livro oficial em que consta o decreto que instituiu o MP-PR e a Carta de Curitiba, documento que precedeu a Constituição Federal de 1988.

Também estiveram presentes na abertura da exposição os subprocuradores-gerais de Justiça para Assuntos Jurídicos e Planejamento Institucional, Eliezer Gomes da Silva e Marcos Bittencourt Fowler, respectivamente, e os procuradores de Justiça aposentados Rui Cavallin Pinto, Cid Raymundo Loyola Junior e Luiz Celso de Medeiros, que atualmente exerce o cargo de assessor de gabinete da PGJ. Prestigiaram ainda a cerimônia membros e servidores da instituição.

Exposição


Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, a mostra é constituída de ambientes que remetem à memória do MP-PR. Os visitantes podem apreciar as primeiras peças de mobiliário padronizado utilizadas pela instituição, além de objetos de interesse histórico, como o diário oficial da época e reproduções de materiais de expediente. Em destaque, um quadro com a imagem do ex-procurador-geral de Justiça, Alcides Munhoz Neto, pintado por sua mãe, Ilka Marques Munhoz, que foi discípula do artista plástico Alfredo Andersen.

História do MP


O Ministério Público do Estado do Paraná foi instituído no dia 15 de junho de 1891, por meio do Decreto Estadual nº 01, expedido pelo então presidente do Estado (governador) Generoso Marques dos Santos (veja aqui o documento digitalizado). O ato foi inscrito entre os três primeiros capítulos do referido decreto, que formalizou a organização do sistema judiciário no Paraná (livro “Decretos”, do Arquivo Público do Paraná). Para saber mais sobre os 125 anos do MP-PR, leia o texto “125 anos de Ministério Público Araucariano”, escrito por Sérgio Renato Sinhori, presidente do Centro de Preservação da Memória do MP-PR.

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR


Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR


Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR

Exposição Gabinete PJ - 125 anos MP-PR
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem