Notícias do Memorial
13/09/2016
CPM participa de evento em comemoração aos 87 anos de fundação do Círculo de Estudos Bandeirantes

Em comemoração aos seus 87 anos de fundação o Círculo de Estudos Bandeirantes - CEB promoveu nesta segunda-feira, 12 de setembro, evento especial com a apresentação musical do Grupo Illvminata, e também com a abertura da exposição João De Mio: um poeta construtor.
Círculo de Estudos Bandeirantes
João De Mio (1879-1971)
Também leva sua assinatura o edifício-sede do Círculo de Estudos Bandeirantes (1945), situado no número 1.050 da Rua XV de Novembro que segundo descrição da Coordenadora do CEB, Kátia Maria Biesek, tem estilo neoclássico, de sólida estrutura, paredes largas e pé direito alto, com amplas salas de estudo, bibliotecas e imponentes janelas e sacadas.
A exposição “João De Mio: um poeta construtor” está composta por alguns projetos, fotografias e objetos pessoais do arquiteto italiano, e estará aberta ao público até 15 de dezembro de 2016.
Grupo Illvminata

O CPM e o CEB
O Centro de Preservação da Memória do Ministério Público do Paraná - CPM MP-PR esteve representado no evento por seu consultor técnico, Rui Cavallin Pinto, pelo historiador Mauro Domingues dos Santos e pela arquivista Márcia Borges dos Santos.
Os caminhos do CPM e do Círculo de Estudos Bandeirantes - CEB têm-se cruzado em suas trajetórias, mormente pela similaridade de suas atividades, quais sejam as de resgatar e preservar suas histórias. Tanto assim que citamos alguns eminentes nomes da história institucional do Ministério Público do Estado do Paraná que figuram também com destaque naquele Centro de Estudos: entre outros os ex Procuradores-Gerais de Justiça Manoel Lacerda Pinto, Brasil Pinheiro Machado e Antônio Rodrigues de Paula, este último sendo um dos fundadores do CEB.
-
Compartilhe: