• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

13/09/2016

CPM participa de evento em comemoração aos 87 anos de fundação do Círculo de Estudos Bandeirantes


CEB - 87 anos


Em comemoração aos seus 87 anos de fundação o Círculo de Estudos Bandeirantes - CEB promoveu nesta segunda-feira, 12 de setembro, evento especial com a apresentação musical do Grupo Illvminata, e também com a abertura da exposição João De Mio: um poeta construtor.

 

 

Círculo de Estudos Bandeirantes

O Círculo de Estudos Bandeirantes é um órgão cultural da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR e desenvolve suas atividades em prol da cultura, do resgate da memória histórica do Paraná e do Brasil, um organismo agregador de talentos, de intelectuais, de pessoas preocupadas com a cultura, um valioso instrumento divulgador da cultura paranaense.

João De Mio (1879-1971)

João De Mio foi um construtor italiano que viveu a maior parte de sua vida em Curitiba, tendo deixado um legado arquitetônico de valor inestimável para a cidade de Curitiba sendo de sua lavra, entre outras, a fachada do Palácio Garibaldi (1932), a Igreja Matriz de São Pedro no Umbará (1936), a Capela do Colégio Santa Maria (1939), a Igreja de Nossa Senhora Aparecida (1941).

Também leva sua assinatura o edifício-sede do Círculo de Estudos Bandeirantes (1945), situado no número 1.050 da Rua XV de Novembro que segundo descrição da Coordenadora do CEB, Kátia Maria Biesek, tem estilo neoclássico, de sólida estrutura, paredes largas e pé direito alto, com amplas salas de estudo, bibliotecas e imponentes janelas e sacadas.

A exposição “João De Mio: um poeta construtor” está composta por alguns projetos, fotografias e objetos pessoais do arquiteto italiano, e estará aberta ao público até 15 de dezembro de 2016.

Catálogo João De Mio

 

Grupo Illvminata

O Grupo Illvminata é um grupo artístico independente de pesquisa e performance em música antiga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. O grupo busca resgatar a prática do repertório de música antiga na cidade de Curitiba, promovendo o entrosamento entre músicos profissionais e amadores, além de combinar suas experiências musicais com pesquisa. Sob direção artística de Daniele Oliveira o llvminata tem encantado plateias curitibanas com audições, concertos, masterclasses e palestras. A sonoridade do grupo torna-se ainda mais peculiar pela presença do raro instrumento musical denominado viola de corda ou zanfona, que se assemelha a um violino mecânico em que várias cordas vibram pela fricção de uma roda situada em sua caixa de ressonância e que gira graças a uma manivela.

Grupo Illvminata


O CPM e o CEB

O Centro de Preservação da Memória do Ministério Público do Paraná - CPM MP-PR esteve representado no evento por seu consultor técnico, Rui Cavallin Pinto, pelo historiador Mauro Domingues dos Santos e pela arquivista Márcia Borges dos Santos.


Os caminhos do CPM e do Círculo de Estudos Bandeirantes - CEB têm-se cruzado em suas trajetórias, mormente pela similaridade de suas atividades, quais sejam as de resgatar e preservar suas histórias. Tanto assim que citamos alguns eminentes nomes da história institucional do Ministério Público do Estado do Paraná que figuram também com destaque naquele Centro de Estudos: entre outros os ex Procuradores-Gerais de Justiça Manoel Lacerda Pinto, Brasil Pinheiro Machado e Antônio Rodrigues de Paula, este último sendo um dos fundadores do CEB.



Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem