• Centro de Preservação da Memória

Preservação da Memória

30/06/2022

Websérie trata da participação feminina no MPPR

Está no ar a websérie “Breve história das mulheres do Ministério Público do Paraná: 1891-1991”, inspirada no livro de mesmo nome, do historiador voluntário Cristiano de Oliveira Viana Correia. A iniciativa objetiva visibilizar a história das mulheres como protagonistas da instituição. O primeiro vídeo está disponível no canal da Escola Superior no Youtube.

Formada por 9 episódios, que serão lançados ao longo das próximas semanas, a websérie apresenta temas transversais abordados na obra, que se propõe a construir uma memória institucional a partir da narrativa de promotoras e servidoras.

O autor conta que analisou as trajetórias particulares de várias mulheres vanguardistas na instituição para compreender como eram, em especial, os processos de recrutamento, com destaque para o período entre 1930 e 1970. “Esperamos que o livro sirva para trazer a questão de que a presença das mulheres no MPPR não é recente, mas que por muito tempo foi invisibilizada e que um novo olhar sobre novas protagonistas pode nos oferecer uma nova perspectiva da história institucional”, declara Cristiano.

Com coordenação editorial da procuradora de Justiça aposentada Valéria Teixeira de Meiroz Grilo, o livro foi patrocinado pela Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), com apoio da Escola Superior e do Memorial do MPPR e da Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Assemp). O lançamento será realizado no dia 29 de julho.
 

Assista ao primeiro episódio

 

Confira as datas de lançamento dos episódios:

30/06 - Memória institucional, REConto e o Memorial

05/07 - O livro “Breve história das mulheres do Ministério Público do Paraná: 1891-1991”

07/07 - Mulheres na história: historiografia e feminismos

12/07 - A primeira promotora do Paraná

14/07 - Experiência da mulher promotora do século XXI

19/07 - Ministério Público e a defesa das questões de gênero

21/07 - NUPIGE: práticas em defesa da igualdade de gênero

26/07 - NUPIGE e as ações em defesa da igualdade de gênero

28/07 - Uma promotora procuradora-geral e em todos os poderes


 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem