• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

07/12/2021

Troféu do Prêmio Integridade 2001 será entregue solenemente ao PGJ no Dia Nacional do Ministério Público

Por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, receberá dos procuradores de Justiça Bruno Sérgio Galati e Cláudio Rubino Zuan Esteves e da promotora de Justiça Solange Novaes da Silva Vicentin a transferência da guarda do troféu representativo do “Prêmio Integridade", concedido pela ONG Transparência Internacional (TI) em 2001.

O Prêmio Integridade (atualmente denominado Prêmio Anticorrupção) homenageia indivíduos e organizações que são uma fonte de inspiração para o movimento de combate à corrupção.

Tal prêmio foi concedido aos promotores do MPPR e ao povo de Londrina devido ao trabalho conjunto, iniciado em 1999, de enfrentamento à corrupção verificada na gestão do então prefeito municipal Antônio Casemiro Belinati, no que ficou conhecido como escândalo AMA/Comurb. Após tomar conhecimento da gravidade dos fatos, a sociedade londrinense criou o movimento “Pé vermelho! Mãos limpas”, que agiu ativamente para garantir o avanço das investigações.

Virginia Tsouderous, presidente do capítulo da TI na Grécia, que presidiu o Comitê de Prêmios de Integridade em 2001, disse:

"Hoje estamos homenageando pessoas de valor extraordinário. Recebemos indicações de muitos países, mas nossos vencedores de 2001 se destacaram por sua determinação excepcional de usar os cargos públicos que lhes foram confiados para combater a corrupção, mesmo quando constataram que o suborno está ocorrendo nos mais altos escalões do governo."

 

O troféu do Prêmio Integridade passará a compor o acervo do Memorial, em razão de sua importância singular para a instituição e a sociedade paranaense.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem