• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

01/07/2021

Aprovados no concurso de 1971 comemoram 50 anos de ingresso na carreira do MPPR

"Encerrou-se na Procuradoria Geral da Justiça do Estado o concurso para o preenchimento dos cargos vagos de promotor substituto. De todos os concursos até agora realizados, foi um dos que se revestiu de maior rigor. Basta mencionar que dos 89 inscritos para as 25 vagas existentes, apenas 16 lograram ser aprovados. Desta forma, conseguiu-se atingir plenamente o objetivo de fazer prevalecer o critério seletivo dos que sejam realmente capazes e aptos para o exercício daquela relevante função pública".

Assim dizia notícia do jornal Diário do Paraná, edição de 9 de maio de 1971, que trouxe o nome dos aprovados no concurso para promotor substituto, por ordem de classificação:

  1. Fajardo José Pereira Faria;
  2. Mário Luís Gonçalves da Silva;
  3. Maurício Kuhene;
  4. Marlene Jordão da Motta (Armiliato);
  5. Sônia Maria Bardelli Silva (Fischer);
  6. Hélio Airton Lewin;
  7. Rui de Almeida Valente;
  8. Carlos Masaru Kaimoto;
  9. Ruy Carlos Marcondes Marques;
  10. Francisco Elpídio Chiarini Ortiz;
  11. Lauro Benedicto de Castello Branco;
  12. Antonio José Casselli Kassin;
  13. Sérgio de Miranda Silva;
  14. Vanderlei Antonio Bonamigo;
  15. Antonio Melchiori Netto; e
  16. Naylor André das Chagas Lima.

A banca examinadora que testou o conhecimento dos candidatos foi composta pelo procurador geral da Justiça Ivan Ordine Righi, os procuradores de Justiça Eros Nascimento Gradowski e Eddie Santos Ribas, o promotor de Justiça Luciano Branco Lacerda e o professor René Ariel Dotti.

Uma vez aprovados, os dezesseis candidatos tomaram posse no cargo de promotor substituto em 23 de junho de 1971. "Para que todos tivessem tempo de se dirigir às respectivas comarcas, ficou combinado de que entraríamos em efetivo exercício no dia 1º de julho de 1971", relata o procurador de Justiça aposentado Rui de Almeida Valente. "Por isso, hoje comemoramos 50 anos de ingresso no Ministério Público do Paraná, um verdadeiro jubileu de ouro", complementa.


1. Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital. Diário do Paraná. Curitiba, 9 maio 1971. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/761672/81525>. Acesso em: 1º jul. 2021.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem