• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

04/11/2019

X Encontro Nacional de Memoriais do MP é realizado em Macapá (AP)

Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2019, o Ministério Público do Estado do Amapá (MPAP) sediou o X Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público. O evento reuniu representantes do Conselho Nacional do Ministério Público, de ramos do Ministério Público da União e de diversos Ministérios Públicos estaduais, com o objetivo de discutir a construção, preservação e consolidação da memória e do patrimônio cultural e documental do Ministério Público brasileiro.

Na abertura do evento, o promotor de Justiça Ricardo José Ferreira, presidente da Comissão de Execução do Projeto Memorial do MPAP, apresentou um breve histórico do trabalho de construção do respectivo Memorial e enfatizou a importância de todas as instituições criarem e aparelharem seus Centros de Memória.

Representando o Ministério Público do Paraná, estiveram presentes no evento o procurador de Justiça aposentado Sérgio Renato Sinhori, presidente do Conselho Curador do Memorial, e os servidores Alexandre Augusto Galvão da Silva e Vitor Lemes de Resende, coordenador executivo e historiador do Memorial do MPPR, respectivamente. Na tarde do primeiro dia do Encontro Nacional, foi apresentada a palestra "REConto - a memória do Ministério Público do Paraná contada por quem ajudou a construir sua história", na qual a experiência do programa de história oral do MPPR foi compartilhada com os demais participantes do evento.

Da esq. para a dir.: Alexandre Augusto Galvão da Silva, coordenador executivo do Memorial do MPPR; Márcio Augusto Alves, procurador de Justiça e coordenador do Memorial do MPAP; Sérgio Renato Sinhori, procurador de Justiça aposentado e presidente do Conselho Curador do Memorial do MPPR; e Gunter Axt, pós-doutor em História e especialista em história oral.

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem