• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

23/10/2019

Equipe do Memorial realiza visita mediada ao Museu Paranaense

A equipe do Memorial do MPPR realizou hoje uma visita mediada ao Museu Paranaense (MUPA), o terceiro museu mais antigo do Brasil e o primeiro do Paraná, inaugurado em 25 de setembro de 1876, em Curitiba. A visita foi conduzida pela historiadora Tatiana Takatuzi, do Setor de História do Departamento Científico do museu.

Desde sua criação, o Museu Paranaense ocupou seis sedes até ser instalado no Palácio São Francisco, onde funciona atualmente. O edifício foi adquirido em 1938 pelo interventor federal do Paraná Manoel Ribas, a fim de abrigar a sede do Governo Estadual. Após servir a diversos interventores e governadores do estado, o prédio foi sede do Tribunal Regional Eleitoral a partir de 1961 e abrigou o acervo do Museu de Arte do Paraná, hoje extinto, antes de ser ocupado pelo Museu Paranaense, em 2002.

Com um acervo de mais de 400 mil itens, o museu possui laboratórios, biblioteca, auditório e salas de exposições permanentes e temporárias. Acesse o site do Museu Paranaense e inspire-se a visitá-lo pessoalmente: www.museuparanaense.pr.gov.br.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem