• Centro de Preservação da Memória

Notícias do Memorial

20/10/2020

Dia do Arquivista

Hoje, dia 20 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia do Arquivista. A data celebra a profissão regulamentada pela Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que estabelece o curso superior de Arquivologia como requisito essencial para o exercício da atividade.

Segundo informações do Arquivo Nacional, "a origem do Dia do Arquivista remonta a 1823, quando o então deputado Pedro de Araújo Lima, que viria a ser conhecido como Marquês de Olinda, apresentou proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Império, origem do atual Arquivo Nacional."¹

As principais atribuições do arquivista abrangem planejamento, implantação, organização e direção dos arquivos e sistemas arquivísticos, gestão de documentos, acompanhamento do processo documental e informativo, identificação das espécies documentais, planejamento de novos documentos e controle de multicópias, arranjos, descrição, avaliação, conservação e restauração de documentos.

Os arquivos são repositórios de memória que armazenam relatos de cultura e de tradição, recolhendo, custodiando e preservando documentos de diferentes suportes (papel, fotografia, áudio, vídeo, entre outros) de comunidades específicas, permitindo a disponibilização de suas memórias e possibilitando pesquisas e reflexões sobre sua história e identidade.

Parabéns a todos os arquivistas – e em especial aos do Ministério Público do Paraná – pelo seu trabalho, sem o qual não seria possível explorar o passado das instituições e pessoas.


1. Dia do Arquivista, escrito por Tassia Verissimo.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem